segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O modelo catarinense de desenvolvimento baseia-se em polos regionais equilibrados e se caracteriza por diversificação de atividades, força das empresas familiares de pequeno e médio porte, vocação exportadora, pujança agrícola, potencial para o turismo e ênfase na inovação. Vista aérea dos Aparados da Serra. Vista aérea dos Aparados da Serra. Modelo baseado em equilíbrios regionais Integrante do grupo dos estados brasileiros com maior desenvolvimento econômico, Santa Catarina se diferencia dos demais pela inexistência de metrópoles. Não há cidade catarinense com população acima de 500 mil habitantes. Em vez de apenas um grande centro coadjuvado pelos outros municípios – modelo mais comum no País –, o Estado tem várias cidades com peso econômico semelhante, cada uma delas com características que a

Modelo baseado em equilíbrios regionais

Integrante do grupo dos estados brasileiros com maior desenvolvimento econômico, Santa Catarina se diferencia dos demais pela inexistência de metrópoles. Não há cidade catarinense com população acima de 500 mil habitantes. Em vez de apenas um grande centro coadjuvado pelos outros municípios – modelo mais comum no País –, o Estado tem várias cidades com peso econômico semelhante, cada uma delas com características que a destacam no cenário estadual.
Assim, a população de 6 milhões de habitantes encontra-se bem distribuída. Os dez maiores municípios reúnem apenas 40% da população catarinense e, ao contrário do que ocorre na maior parte dos estados, a densidade demográfica não apresenta grande variação de uma região para outra. Esse modelo contribui para a fixação das pessoas em suas regiões de origem e evita o inchaço populacional, causa de boa parte dos problemas verificados nas maiores cidades brasileiras. A estrutura fundiária se baseia na pequena e média propriedade rural, o que faz com que o êxodo para os centros urbanos seja reduzido. Isto diminui as tensões sociais, favorecendo um estilo de vida sem estresse. A riqueza é bem distribuída. Os 20% mais ricos têm renda 20 vezes maior do que os 20% mais pobres. Na média brasileira, esta relação é de 45 vezes.
 

Invista em Santa Catarina, procure quem é especializado.
Eliabe Bonifacio
Fone: (48) 3364-8880 / 9929-3272 ( OI ) / 9917-0638 ( TIM )
Email/MSN: eliabe@belasantacatarina.com.br
Rodovia SC 401, Km 8,9 - Corporate Park, bloco 2, sala 2 - Santo Antônio de Lisboa - Florianópolis - SC
Via Brasil Invest
Creci 2809-J

Nenhum comentário:

Postar um comentário