quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Preço dos apartamentos à venda em Florianópolis aumentou 13,1% neste ano, revela índice calculado pela Fipe


O município teve o segundo maior aumento no preço dos imóveis, dentre 16 cidades pesquisadas

Preço dos apartamentos à venda em Florianópolis aumentou 13,1% neste ano, revela índice calculado pela Fipe Cristiano Estrela/Agencia RBS
Para consultores do setor imobiliário, a diminuição de alvarás emitidos em Florianópolis e seu atrativo turístico influenciaram para que a Capital ocupasse a segunda colocação no estudo.Foto: Cristiano Estrela / Agencia RBS
Florianópolis é o município com o segundo maior aumento no preço dos apartamentos à venda, segundo o índice FipeZap, divulgado no início deste mês e que leva em consideração 16 cidades do país. Entre janeiro e outubro, o preço dos empreendimentos na Capital subiu 13,1% — superior ao índice oficial de inflação (IPCA), estimado em 4,4% —, abaixo apenas de Curitiba, que ganhou de disparada dos municípios pesquisados, com 33,2% a mais no preço das residências. Para consultores do setor imobiliário, a diminuição de alvarás emitidos em Florianópolis e seu atrativo turístico influenciaram para que a Capital ocupasse a segunda colocação no estudo. 

O superintendente do Sindicato da Habitação (Secovi) de Florianópolis, Alcides Andrade, comenta que a procura da região como destino turístico e de estudos, além da relação que as pessoas fazem da Capital com a qualidade de vida, torna a procura por imóveis acentuada. O resultado são empreendimentos mais caros, a famosa lei da oferta e procura.

Somado a isto, há a influência da redução de 27% dos alvarás liberados para a construção de prédios residenciais no município, na comparação entre janeiro e outubro deste ano e do ano passado, segundo o Sindicato da Construção Civil (Sinduscon) de Florianópolis. O superintendente avalia que o congelamento dos alvarás na Capital pela prefeitura, no primeiro trimestre deste ano, pode ter contribuído para o aumento no preço dos imóveis.

— Não vai haver redução de preços em Florianópolis daqui para a frente. Em alguns bairros, pode haver mais ou menos crescimento, de acordo com a oferta dos imóveis. Mas, de uma forma geral, haverá constante aumento de preço na região. 

Diretor da Embraesp acredita em estabilização dos preços de imóveis
O diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp), Luiz Paulo Pompéia, também acredita que a atração turística da Capital tenha influenciado no aumento de preços dos imóveis. Quem antes tinha o hábito de alugar uma residência para passar a temporada, agora investe em um imóvel para evitar o risco de perder a opção esperada.

Ele ressalta que o motivo para Curitiba estar em primeiro lugar é diferente das razões de Florianópolis: a capital do Paraná é vista como uma alternativa para quem evita morar no Rio de Janeiro ou São Paulo, porque é uma metrópole como elas, porém planejada, com controle melhor do trânsito e boas oportunidades de emprego. Diferente do que diz Andrade, o diretor da Embraesp espera uma mudança na marcação de preços dos empreendimentos para os próximos meses.

— A tendência é que até o final do ano haja uma estabilização dos preços de imóveis, de uma forma nacional. O mercado imobiliário é cíclico: em um ano temos movimento forte, com muitas construções e ofertas, e no ano seguinte precisamos de uma estagnação para absorver essa oferta. 

 O Índice FipeZap de Preços de Imóveis Anunciados é o primeiro indicador com abrangência nacional que acompanha os preços de venda e locação de imóveis no Brasil. Ele é calculado com base nos anúncios publicados na página do ZAP Imóveis. A Fipe considera apenas os anúncios de apartamentos e leva em conta a localização (bairro), o número de dormitórios e a área útil.
DIÁRIO CATARINENSE

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário